Porteiro remoto funciona?

Antes de responder essa pergunta vamos avaliar alguns pontos que complementam nossa resposta.

O primeiro deles é o custo, o custo sem dúvidas para um condomínio interessa muito e sim, é bem mais barato um porteiro remoto do que um agente dentro da portaria.

O segundo ponto é a praticidade, é claro que é prático você ter um monitoramento remoto das dependências do seu patrimônio diversos olhos espalhados (câmeras) e um funcionário implantado somente para monitorar tudo isso.

O terceiro ponto é a tecnologia para tal, é curioso a que ponto a tecnologia chegou para melhor atender a demanda de pessoas que buscam mais segurança e qualidade de vida.

Segundo alguns diretores de empresa que trabalham com esse produto, eles atestam sua eficácia sob a alegação de que o funcionário da portaria trabalha sob pressão, pois além de controlar o abrir e fechar dos portões, ele também dá conta de correspondências, produtos que chegam, telefonemas, entregas e outras particularidades que variam de condomínio para condomínio. Realmente o funcionário deve dispensar sua atenção para mais de uma tarefa que a ele é delegada, mas será que é verdade?

Segundo nosso consultor de segurança Gilson Tavares não é bem assim.

Abrir mão de um porteiro ou controlador de acesso quebra um triângulo de componentes fundamentais para a aplicação dos sistemas de segurança seja ele qual for, a pirâmide segura como é chamada, é composta por três fatores insubstituíveis, que são: HOMEM X EQUIPAMENTO X TREINAMENTO, em qualquer estratégia ou planejamento de segurança essa pirâmide deve ser respeitada, em outras palavras, o homem com o equipamento certo e devidamente orientado diminui drasticamente os riscos de qualquer ameaça, em qualquer campo.

Mas vamos mais afundo, você implantar um sistema de portaria remota, ainda sim não te dá a liberdade de abrir mão do fator HUMANO, pois as câmeras devem ser monitoradas remotamente por algum agente, então a unica certeza que você tem é que sua portaria está sozinha, pois, por mais que o sistema de CFTV seja eficaz com mais de 64 câmeras, nenhuma delas possui o tirocínio para diversas situações rotineiras em condomínios, logo, abrir mão disso é ter a sensação de estar com um sistema mais moderno, mas na verdade, você está apenas caindo em uma armadilha, pois a sensação de estar pagando menos por algo mais eficaz é o que você está comprando.

Segurança é investimento, o agente físico na sua portaria, devidamente treinado e equipado é capaz de sabotar qualquer tentativa de invasão direta ao condomínio, é capaz de perceber moradores coagidos de alguma maneira, comportamentos estranhos, movimentações atípicas na rotina do condomínio, além de claro, aumentar a sensação de segurança, uma vez que o condômino tem a certeza da presença física do agente, e isso acreditem ou não, inibe.

A prevenção deve ser mantida a todo custo, logo uma portaria remota apenas informa o problema que já está acontecendo, enquanto um agente físico muitas vezes com o tirocínio aguçado pode inibir e frustar uma ação, como inúmeras vezes já aconteceu em diversos casos públicos.

Por tanto não caiam nessa besteira, o barato pode sair caro, segurança é investimento, é qualidade de vida, é garantir o bem estar de quem amamos, é dormir tranquilo sabendo que sua casa ou sua empresa estão resguardadas pela pirâmide fundamental da segurança.

Consultor em segurança: Gilson Tavares

Grupo Optimus Segurança & Serviçosportaria_recepcao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s